Vergonha

COMO AS COISAS MUDARAM!

João Cruzué

Quando aceitei Jesus, há trinta e poucos anos, passei por perseguições na família, presenciei pedras e tijolos sendo atirados no telhado da Igreja porque era barulhenta: pentecostal. Quase perdi um emprego porque deixei de comprar os cigarros do patrão, enfim, para ser crente tinha que ter coragem. A sociedade nos olhava com uma lupa e fazia questão de conferir se havia mesmo santidade em nós. Os pastores eram homens que oravam, mesmo! Um pouco duros, mas sóbrios, conscientes do perigo da presunção.

Quando olho para a Igreja Evangélica do século XXI fico aborrecido. Não que tenha saudades do passado, pois sou perfeitamente consciente de que frieza e falta de equilíbrio já vêm acontecendo desde os tempos do Antigo Testamento.

O título de Pastor; cai bem – desde que seja pastor de fato. Sei que há uma multidão de homens aceitando esse título ou se entitulando pastores, mas são pastores de “faz-de-contas”. Não foram separados nem consagrados. Um pronome de tratamento nunca fará de um crente um pastor. Aceitar uma mentira para massagear o ego das duas uma: ou ingenuidade ou falha de caráter.

Mas os tratamentos evoluiram. Apareceu o Bispo; nome meio pomposo, mas ainda sim discreto. Agora: apóstolo! Bispa! E pior: apóstola? Sei que isto não é invenção brasileira – vem de fora, mas como soa ridículo. Temo que isto não pare por aí, e não me assustaria se em breve ouvisse títulos no meio evangélico tais como: “arcebispo”, “cardeal” e até papa! Quem sabe: anjo fulano de tal; arcanjo beltrano.

Eu queria ficar calado, mas não consegui. Para curar estes desvarios, Jesus uma vez deu a receita para Nicodemos: Nascer de Novo!

.

2 respostas para Vergonha

  1. Paulo C. de Araújo disse:

    O senhor fala a minha língua. É extremamanete preocupante os “invencheichons” e a pose dos que se fizeram pastores para ostentarem um título e aproveitarem da “lã das ovelhas” de Cristo. Eu os aborreço, porque Deus os aborrece também. Temos em nossa igreja um homem segundo o coração de Deus e sabemos o quanto é valioso para o rebanho do Senhor ter pastores à moda antiga no século XXI, isto é, com os valores que o senhor cita no artigo em pauta. Um homem em seu tempo, mas com as marcas de Cristo.
    Irmão João, queria aproveitar a oportunidade para lhe contar um fato que aconteceu comigo há alguns anos atrás. Observando as fotos de igrejas e crentes chineses expostas pelo senhor, desejo relatar uma experiência que vivi. certo dia quando orava em nossa igreja veio um desejo muito forte de orar pela China, quando percebi eu estava aos prantos e uma grande compáixão por aquele povo, quanto mai orava mais chorava, e aparecia em minha mente aquelas imagens de pessoas se prostyrando diante daqueles deuses chineses, se é que posso chamá-los assim, com rosots de dragões, figuras bem típicas da China. Passado aquele momento de intensa oração e clamor me levantei e cultei a Deus naquele noite.
    Dias depois, julho de 1994, dia em que o Brasil ganhou a copa do mundo nos EUA, eu estava em uma de nossas congregações do campo de Nova Fátima-Ba com um pregador brasileiro muito conhecido hoje, aqui no Brasil e no exterior. De volta eu relatei o ocorrido comigo dias antes e para a minha surpresa e me disse que havia sonhado comigo pregando ni púlpito de uma grande igreja e minha esposa toda vestida de vermelho, e alguém apontava para ela e dizia: você é chinesa! Bastante curioso não? Não sei quais os propósitos de Deus em relação a isto, e de que form,a melhor quer que contribua com aquele povo, se, indo, orando ou contribuindo financeiramente. Me ajude em oração. Me responda este comentário no meu orkut que igual ao e-mail

  2. Eu tambem tenho refletido sobre o rumo em que a igreja ( instituicao ) brasileira esta tomando.

    Pseudo evangelicos abrindo igrejas em cada esquina e se auto denominado pastores e outros titulos conforme lhe agradam.

    by NilmaBostonRio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: