Os povos da China

Photobucket
chineses em trajes étnicos típicos

Tradução: João Cruzué

A China é uma nação multi-étnica formada pela união de 56 grupos étnicos. Como a maioria – 91,6% – da população é do grupo Han, os outros 55 grupos são comumente chamados de minorias étnicas.
.
De acordo com os dados do 5º censo nacional, realizado em 2000, 18 minorias étnicas têm uma população com mais de 1 milhão de indivíduos, são eles: Zhuang, Manchu, Hui, Miao, Uygur, Yi, Tujia, Mogolian, Tibetan, Bouyei, Dong, Yao, Korean, Bai, Hani, Li, Kazak and Daí. Entre eles, o grupo étinico Zhuan tem a maior população, com 16 milhões, 179 mil indivíduos.
.
Há 17 grupos com uma população entre 100 mil e um milhão, são eles: She, Lisu, Gelao, Lahu, Dongxiang, Va, Sui, Naxi, Quiang, Tu, Xibe, Mulam, Kirgiz, Daur, Jingpo, Salar e Maonan.
.
E 20 grupos com uma população entre 10 mil e 100 mil pesoas, são eles: Blang, Tajik, Primi, Achang, Nu, Ewenki, Gin, Jino, Deang, Ozbek, Russian, Bonan, Monga, Oroqen, Drung, Tatar, Hezhen, Gaoshan ( excluindo o grupo étinico Gaoshan de Taiwam) e Lhoba. O Grupo étnico Lhoba, com 2.965 indivíduos, tem a menor população.
 .
O povo Han pode ser encontrado através do país, principalmente nos médios e baixos vales dos Rios Yellow, Yantzé, Pearl e nas planícies do Nordeste. As outras 55 minorias étnicas também estão espalhadas ao longo de vastas áreas e podem ser encontrados em aproximadamente 64,3% da China, distribuídos principalmente nas áreas de bordas do Nordeste, Norte, Noroeste e Sudoeste da China.
 .
A Província de Yunnan, lar de mais de 20 grupos, tem a maior diversidade étnica da China.
 .
Através da longa história da China, exemplos de repetidas migrações de grupos étnicos para abrir novas fronteiras de cultivo, emigração, realocação pelas dinastias no governo, e outras razões, deram origem à uma situação de convivência ao longo de vastas áreas enquanto outros grupos convivem em comunidades muito concentradas, em pequenas áreas.
.
Isto continua fornecendo a base prática da interface política, econômica e cultural entre o Han e vários povos das minorias, e para o funcionamento do sistema de autonomia étnica regional.

Fonte: site do governo chinês - http://english.gov.cn

Tradução: João Cruzue
Blog Olhar Cristão – http://olharcristao.blogspot.com
SP-16/01/2008

.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: